eBook

$14.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Da crônica da província à guerra civil, da sátira mais mordaz ao intenso lirismo. A produção multifacetada do russo Ievguêni Zamiátin (1884-1937) se encontra em toda sua força nas cinco novelas de Xis e outras histórias.

As histórias permitem conhecer de perto a prosa experimental e moderna do escritor na tradução de Irineu Franco Perpetuo, que também fez a seleção e o posfácio da edição. O volume conta ainda com uma autobiografia de Zamiátin e a carta que escreveu a Stálin para pedir permissão de emigrar.

A postura crítica talvez seja o único traço comum nas histórias. Em "Da província", um herói picaresco, péssimo aluno e açoitado pelo pai, ganha o mundo. "Os ilhéus" satiriza os rapapés e moralismos da alta burguesia britânica. "O Norte" é uma poética história de pescadores em meio a paisagens geladas. "Conto sobre o mais importante" é uma abordagem fantasmagórica da guerra civil que irrompeu após a Revolução de 1917. E o humor retorna em "Xis", história de um diácono "arrependido" que abandona a religião para pregar o marxismo.


Product Details

ISBN-13: 9788569002796
Publisher: Carambaia
Publication date: 10/11/2022
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 328
File size: 2 MB
Language: Portuguese

About the Author

Ievguêni Ivanovich Zamiátin (1884-1937) nasceu em Lebedian, no oeste da Rússia, e formou-se em engenharia naval em São Petersburgo – carreira que seguiu simultaneamente ao ofício de escritor. Sua primeira obra publicada foi "Da província", seguida por "No fim do mundo", cujo antimilitarismo o tornou um desafeto da censura czarista. Zamiátin chegou a ser levado a julgamento e, embora inocentado, ficou um período sem publicar. Mesmo assim, foi uma figura central da vida cultural da antiga capital russa por cerca de duas décadas.
Viveu por um período na Inglaterra, onde trabalhou como engenheiro, e fez inúmeras viagens pela Rússia. Durante o governo de Stálin, foi exilado em Paris, onde morreu.
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews