Tempos Sombrios: reflexões sobre a pandemia

Tempos Sombrios: reflexões sobre a pandemia

Tempos Sombrios: reflexões sobre a pandemia

Tempos Sombrios: reflexões sobre a pandemia

eBook

$2.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

"Tempos sombrios: reflexões sobre a pandemia" reúne artigos escritos durante a pandemia da Covid-19 que assolou o mundo. Os textos abordam diversos temas e compartilham análises e observações baseadas em pesquisas e no compromisso com a produção de conhecimento. Esta publicação dissemina as reflexões dos pesquisadores e pesquisadoras em um momento de questionamento do conhecimento científico. Questionamento esse que deixou ainda mais sombria a pandemia no Brasil, ao negar a eficácia e urgência da vacinação, do uso de máscaras e de tantas outras medidas sanitárias. Ao reunir fatos, apontar consequências e compartilhar análises sobre as implicações da pandemia em um cenário já tão desigual e injusto como o Brasil, este livro registra o que ocorreu nos dois últimos anos e, com isso, contribui com a disputa da memória sobre esses anos pandêmicos.

Product Details

ISBN-13: 9786584735057
Publisher: Editora Funilaria
Publication date: 09/12/2022
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 578
File size: 4 MB
Language: Portuguese

About the Author

Rafael Godoi (godoirafa@gmail.com) é professor de sociologia na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde também foi pesquisador de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA). É autor de "Fluxos em cadeia: as prisões em São Paulo na virada dos tempos", publicado pela Boitempo. Eugênia Motta (motta.eugenia@gmail.com) é antropóloga, mestre e doutora pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também é bolsista de pós-doutorado sênior da Faperj no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (Museu Nacional / UFRJ). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NuCEC, www.nucec.net) e coordena o Grupo CASA (www.grupocasa.iesp.uerj.br). Fábio Mallart (fabiomallart@gmail.com) é mestre em antropologia e doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ/ bolsista PNPD-CAPES) e professor visitante no curso de pós-graduação em sociologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É autor de Cadeias dominadas: a Fundação CASA, suas dinâmicas e as trajetórias de jovens internos (Terceiro Nome/Fapesp) e de Findas linhas: circulações e confinamentos pelos subterrâneos de São Paulo (Etnográfica Press).

Table of Contents

Apresentação (Rafael Godoi, Eugênia Motta, Fábio Mallart) Fronteiras, imobilidades, distanciamentos no presente pandêmico: Reflexões entre dois mundos (Livia De Tommasi) Dos gestos (e imagens) necessários à afirmação da vida: Cultura política, práticas de memória e pandemia (Fabiana A. A. Jardim) As pestes na história: Contágio desigual entre classes, sofrimento, balas de prata e messias (Rafael Mantovani e Sandra Caponi) Covid para bater boca: O moralismo ostentatório na 'disputa de marra' entre presidente e governadores sobre o enfrentamento da pandemia (Alexandre Werneck) Efeitos colaterais: As controvérsias relacionadas com a circulação da cloroquina no Brasil (Ana Pimentel) Mesmo sem comprovação científica... Políticas de 'liberação' da cloroquina (Rosana Castro) Movimentos indígenas, pandemia e controle social: Estratégias de mobilização e enfrentamento da Covid-19 pelos povos indígenas no Brasil (Danilo Paiva Ramos e Spensy Kmitta Pimentel) 'Isolamento como cuidado' e o 'cuidado no isolamento': Sentidos e práticas de promoção do cuidado e assistência psicossocial na gestão da pandemia nos Serviços Residenciais Terapêuticos (Monique Torres) O coronavírus, as mulheres e o lar: Uma combinação explosiva? (Ludmila Ribeiro e Bráulio Silva) Mulheres cozinheiras na pandemia (Bianca Briguglio) Entre o 'home office' e a vida loka: O empreendedorismo popular na pandemia (Henrique Costa) A experiência da escassez no audiovisual feito na e pela periferia (Wilq Vicente) Redes e territórios: Ações de enfrentamento a processos de despossessão em tempos de pandemia (Renato Abramowicz Santos) (Micro)políticas da vida em tempos de urgência (Grupo de Pesquisa Cidade e Trabalho) Pandemia e genocídio: Notas sobre mobilização política e responsabilização jurídica a partir dos casos e mortes por Covid-19 no Brasil (Evandro Cruz Silva) Armadura institucional e legitimação da violência policial: Um olhar a partir de São Paulo em tempos de pandemia (Bruna Ramachiotti) Vírus, memória, revolta (Andrea Roca e Francisca Márquez) Sujeição sanitária e cidadania vertical: Analogias entre as políticas públicas de extermínio na segurança pública e na saúde pública no Brasil de hoje (Roberto Kant de Lima e Marcelo da Silveira Campos)
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews