Sertão, sertões: Repensando contradições, reconstruindo veredas

Sertão, sertões: Repensando contradições, reconstruindo veredas

Sertão, sertões: Repensando contradições, reconstruindo veredas

Sertão, sertões: Repensando contradições, reconstruindo veredas

eBook1 (1)

$11.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Canudos — sua gente, sua terra, suas lutas, seus dissensos instauradores — continua em disputa. Se Canudos e os conselheiristas foram feitos inimigos da República brasileira, do progresso e do desenvolvimento, seus sobreviventes — sobreviventes, não vítimas — espalharam-se como sementes de resistência. Por isso, voltamos a Canudos e às suas lutas. Não para reconstruir o tempo de Antonio Conselheiro como monumento imóvel e petrificado. Trata-se de reconhecer, lá e aqui, o esforço de reavivar "as centelhas da esperança" acesas pela tradição de rebeldia dos pobres, dos trabalhadores, dos oprimidos, que, ao escavar a própria história, vão construindo um modo de ser e de existir que permita romper com as dominações. Voltamos a Canudos, ao sertão e a seus múltiplos sentidos, disputando e contrarrestando os significados impostos desde fora como monumento-barbárie que consolidaram a visão dicotômica e dual entre o sertão e o Brasil. Se o sertão virou o Outro do Brasil, estamos somados a muitas outras Canudos no esforço de ressignificar e renomear o próprio Brasil. […] Este livro se pretende parte do diálogo e da disputa. É uma aposta: somente a tradição dos oprimidos, repensando contradições e reconstruindo veredas, será capaz de despertar as centelhas da esperança por uma vida vivida como construção compartilhada da utopia. Canudos resiste, lá e aqui.

Product Details

ISBN-13: 9786599014192
Publisher: Editora Elefante
Publication date: 04/27/2020
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 264
File size: 14 MB
Note: This product may take a few minutes to download.
Language: Portuguese

About the Author

Joana Barros Professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Graduou-se em arquitetura e urbanismo na Universidade de São Paulo (USP), onde também realizou dourado em sociologia. É pesquisadora do Grupo Distúrbios, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); coordena o Grupo de Pesquisa Espaço e Política e o Laboratório de Narrativas Urbanas, na Unifesp; e participa da coordenação do Centro de Memória da Zona Leste de São Paulo. Atuou junto a movimentos sociais urbanos vinculada a assessorias técnicas Usina e Peabiru. Fez parte da ong Fase — Solidariedade e Educação. Gustavo Prieto Professor adjunto de economia política da urbanização na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Graduado em geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutor em geografia humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pesquisa no exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales na área de sociologia política. Em 2016, recebeu da Brazilian Studies Association o prêmio Jon M. Tolman de melhor artigo do ano sobre o Brasil. Foi professor adjunto de geografia regional na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É pesquisador do Grupo de Estudos de Teoria Urbana Crítica, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da usp, e do Grupo de Pesquisa Espaço e Política, na Unifesp. Caio Marinho Mestrando em teoria e história da arquitetura e do urbanismo e graduado em engenharia ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha com as questões da produção do espaço desde 2016, compreendendo os nós tecidos com a política na busca e na elaboração de outros horizontes societários. Soteropolitano, tem o sertão como referência — e daí parte para compreender o mundo. Pesquisa e atua nas áreas de engenharia ambiental, urbanismo, sociologia e suas interfaces, tendo desenvolvido pesquisa em parceria com o Laboratório Misto Internacional (IRD/França) e com o Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB). É pesquisador do grupo Espaço e Política, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e presta assessoria à Associação dos Artífices do Centro Tradicional de Salvador (AACTS).

Table of Contents

APRESENTAÇÃO Um caminho até Canudos PARTE 1 NO CHÃO D'OS SERTÕES E SUAS VEREDAS Martírio e redenção- Antonio Candido Desenvolvimento e narrativas do atraso: a campanha contra Canudos e as veredas da resistência - Joana Barros Coronelismo e campesinato na formação territorial d'Os sertões - Gustavo Prieto Os sertões, a ideia de Nordeste e a Bahia - Clímaco César Siqueira Dias Uma terra e seus sertões: o imaginário e um rio - Marco Antonio Tomasoni PARTE 2 A TERRA E O HOMEM, OU A TERRA DOS HOMENS No domínio das caatingas - Aziz Ab'Saber A formação das paisagens sertanejas no tempo e no espaço - Grace Bungenstab Alves As secas no sertão: dualidade climática entre o excepcional e o habitual - Paulo C. Zangalli Junior PARTE 3 O HOMEM EM LUTA: SOBRE CONTRADIÇÕES E RESISTÊNCIAS NOS SERTÕES DA BAHIA HOJE Negociação coletiva e genealogia do sindicalismo rural no Submédio São Francisco - Felipe Santos Estrela de Carvalho1 Descaminhos do Judiciário e conflitos agrários nas comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto no sertão - Cloves dos Santos Araújo Entre euclidianos e conselheiristas: Canudos resiste - João Batista da Silva Lima Entre a água e a memória da cidade de Canudos: contradições contemporâneas do sertão baiano - Caio Marinho, Elisa Verdi e Gabriela de Souza Carvalho POSFÁCIO SOBRE OS AUTORES SOBRE OS FOTÓGRAFOS IMAGENS INTRODUÇÃO Sob as ruínas, a terra-vida de Canudos PARTE 1 A TERRA, O TERRITÓRIO, O CHÃO DE CANUDOS PARTE 2 O HOMEM, A PRESENÇA DO EXÉRCITO, CONSELHEIRISTAS PARTE 3 A LUTA, FLAGRANTES DA GUERRA, CONFLITOS PELA TERRA
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews