Saberes e fazeres pedagógicos na deficiência auditiva e surdez

Saberes e fazeres pedagógicos na deficiência auditiva e surdez

by Márcia Honora
Saberes e fazeres pedagógicos na deficiência auditiva e surdez

Saberes e fazeres pedagógicos na deficiência auditiva e surdez

by Márcia Honora

eBook

$6.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. Saberes e fazeres pedagógicos na deficiência auditiva e surdez apresenta uma visão global do bilinguismo na capacitação de profissionais da educação. Entre os temas abordados, estão as características do sistema auditivo e os saberes necessários sobre a deficiência auditiva e a surdez, o uso dos aparelhos de amplificação sonora e do implante coclear, os saberes históricos e culturais da educação dos surdos, avaliações diferenciadas, o ensino de Libras, a alfabetização e o letramento, a flexibilização do currículo e de estratégias pedagógicas. O objetivo é proporcionar ao leitor uma visão geral dos aspectos essenciais do recebimento de um aluno com surdez ou deficiência auditiva em sala de aula, de modo a garantir a acessibilidade e as boas práticas educacionais.

Product Details

ISBN-13: 9786555361117
Publisher: Editora Senac São Paulo
Publication date: 10/21/2020
Series: Série Universitária
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 106
File size: 6 MB
Language: Portuguese

About the Author

Márcia Honora é doutoranda pela Unifesp no Programa Educação e Saúde: da infância à adolescência, com bolsa de fomento Capes. Possui graduação em fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-graduação em Libras na modalidade EAD pela Faculdade Dom Bosco, mestrado em educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2005) e é professora convidada na pós-graduação de Libras e Alfabetização e Letramento da Uninove. Possui experiência como coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade Morumbi Sul por 3 anos, elevando a nota do Enade de 1 para 3. Foi professora de importantes universidades, como UniSant'Anna, Unisa, Centro Universitário São Camilo, entre outras, principalmente nos cursos de licenciatura. Ministrou módulo de aspectos anatomofisiológicos e biopsicossociais da surdez na pós-graduação em Libras e educação de surdos da Faculdade Mário Schenberg e Universidade Mogi da Cruzes. Ministrou um módulo de metodologia de ensino e adaptação curricular da surdez/Libras na pós-graduação em educação especial inclusiva da Faculdade Itecne. Atuou como professora conteudista na pós-graduação em intérprete de Libras da Unip. É professora das disciplinas de Libras, educação e saúde, práticas inclusivas, educação inclusiva, entre outras, na modalidade presencial e EAD. Atuou como professora na pós-graduação do Cefac em diversos cursos. É consultora de educação inclusiva e escritora de livros paradidáticos e pedagógicos com o tema de inclusão educacional e Libras. É palestrante pelo Brasil com temas relacionados α inclusão educacional em congressos. Tem livros publicados na Editora Ciranda Cultural, Expansão/Geek e Cortez. Foi consultora de inclusão da Brink Mobil e do Projeto Jovens Leitores. Foi formadora do curso de deficiência física na Secretaria Municipal de Educação no ano de 2014 e 2015 em todas as diretorias de ensino da cidade de São Paulo. É mentora do projeto e editora da revista Ciranda da Inclusão pela Editora Ciranda Cultural. Foi aluna especial do doutorado da Unifesp no Programa Educação e Saúde: da infância à adolescência, concluindo a disciplina de pesquisa crítica colaborativa na formação de professores. Participa de dois grupos de pesquisa na Unifesp sob orientação da Professora Sueli Fidalgo: estudos sobre identidade e cultura surdas e inclusão linguística em cenários de atividades educacionais. Atualmente, atua como fonoaudióloga no Caem, com atendimento de alunos com surdez provenientes do Polo Bilíngue de Santo André.

Table of Contents

Capítulo 1 Deficiência auditiva: características e saberes para inclusão 1 Conceituando a deficiência auditiva e a surdez 2 Linguagem e surdez 3 Perdas auditivas e implicações educacionais 4 Aparelhos de amplificação sonora individual e implante coclear: instrumentos que contribuem para inclusão social e educacional Considerações finais Referências Capítulo 2 Saberes históricos e normativos do surdo no Brasil 1 Saberes históricos do surdo no Brasil 2 Saberes legais da educação do surdo 3 Identidade e cultura surda Considerações finais Referências Capítulo 3 Avaliação pedagógica na deficiência auditiva e surdez 1 Conhecer os alunos com deficiência auditiva e surdez: quais aspectos observar 2 Criação de um espaço dialógico entre família e escola 3 Diagnóstico como recurso para adaptação e acessibilidade das necessidades educacionais especiais 4 Matrizes para subsidiar a observação das necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência auditiva e surdez Considerações finais Referências Capítulo 4 Libras – língua brasileira de sinais 1 Comunicação e língua 2 Alfabeto manual e os processos de construção da aprendizagem 3 Intérprete de Libras escolar 4 Atendimento educacional especializado (AEE) para o aluno com surdez Considerações finais Referências Capítulo 5 Concepção de alfabetização e ensino da língua portuguesa para o aluno com surdez 1 Oralismo 2 Comunicação total 3 Bilinguismo 4 Ensino de língua portuguesa para alunos com surdez Considerações finais Referências Capítulo 6 Práticas pedagógicas de alfabetização para o aluno com surdez no contexto inclusivo 1 Levantamento das hipóteses linguísticas para alunos surdos 2 Leitura 3 Produção textual Considerações finais Referências Capítulo 7 Organização da sala de aula, recursos e propostas de flexibilização curricular 1 Organização do espaço pedagógico 2 Construção de material didático adaptado como atividade pedagógica inclusiva 3 Como flexibilizar atividades para alunos com surdez na sala de aula Considerações finais Referências Capítulo 8 O papel do professor na aprendizagem do aluno surdo 1 Encaminhamentos pedagógicos na educação infantil 2 Encaminhamentos pedagógicos nos ensinos fundamental I e II e médio 3 Avaliação da aprendizagem: o quê e como avaliar no aluno com surdez Considerações finais Referências Sobre o autor
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews