Rompendo silêncios: Escrevivências sobre as trajetórias escolares das juventudes negras e LGBTQI+

Rompendo silêncios: Escrevivências sobre as trajetórias escolares das juventudes negras e LGBTQI+

Rompendo silêncios: Escrevivências sobre as trajetórias escolares das juventudes negras e LGBTQI+

Rompendo silêncios: Escrevivências sobre as trajetórias escolares das juventudes negras e LGBTQI+

eBook

$5.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Esta obra traz a público as narrativas vividas – de fato, escrevivências – de jovens negros, negras e LGBTQI+ que tiveram a coragem de assinar suas próprias Cartas. Nelas contam de sua perplexidade e dor; também de sua resistência e esperança. Palavras fortes, sensibilidades declaradas, cicatrizes ainda visíveis: traços marcantes de jovens estudantes que transformaram a indignação em afirmação, as contrariedades em amadurecimento. Mais que um registro, um processo de construção de identidades e de cidadania, com atenção às relações educativas, familiares e sociais. As narrativas vêm acompanhadas de análises, com lente pedagógica, sociológica e ética, sem esquecer a crítica antropológico-religiosa ao racismo e à violência de gênero.

Product Details

ISBN-13: 9786558401698
Publisher: Paco e Littera
Publication date: 06/07/2021
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 248
File size: 967 KB
Language: Portuguese

About the Author

Cirlene Cristina de Sousa: Doutora em educação pela UFMG. Mestra em Comunicação pela Faculdade de Comunicação da UFMG. Especialista em Comunicação e Culturas (PUC-SP/Gogeae). Marcos Antônio da Silva: Doutorando em Educação junto à UFMG. Mestre em Educação e graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais pela UFMG. Mauro Pena de Faria Junior: Mestrando em Educação e Formação Humano junto à UEMG. Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Adriana Pimentel de Oliveira: Pós-Graduada em Formulação e Monitoramento de Projetos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pedro Emanuel Gonçalves Ribeiro: Graduando em Ciências Sociais junto à Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG. Júlia Fernandes Dias: Graduanda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Denise Figueiredo Barros do Prado: Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG.

Table of Contents

Apresentação. Contar para viver: a escrita biográfica como forma de desprendimento Prefácio PRIMEIRA PARTE. As cartas juvenis: escrevendo vidas Capítulo 1. Educarmo-nos pela escrita das juventudes negras e LGBTQI+ Capítulo 2. Dessemelhanças que nos atraem Capítulo 3. A escrita de si: um modo de pensar a diversidade na escola SEGUNDA PARTE. Cartas negras e LGBTQI+: escritas de si & trajetórias escolares Capítulo 4. Tensões que atravessam os corpos e lutas por reconhecimento TERCEIRA PARTE. Reverberação das cartas na experiência Capítulo 5. Experiências estudantis na escrita de cartas Capítulo 6. Escritas juvenis e a docência de um jovem professor de Sociologia Capítulo 7. Trajetórias e corporeidades negras e LGBTQI+ nas aulas de Educação Física QUARTA PARTE. Cartas em Diálogos Capítulo 8. Gramática e dramática das palavras ditas Capítulo 9. Ser aluna negra: escrevivências das dororidades na escola Capítulo 10. Questões de gênero e diversidade sexual: repensar a formação de educacoras(es) Capítulo 11. Cartas, memórias e infâncias: palavras que falam de longe! Capítulo 12. Pensar práticas docentes humanizadas em contextos escolares racistas e homofóbicos QUINTA PARTE. Escritas nos espaços de privação de liberdade Capítulo 13. Valores de Carolina: a escrita como empoderamento de jovens negros privados de liberdade Carta de Vitória Sobre os Autores
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews