Povo Xamba? resiste: 80 anos da repressa~o aos terreiros em Pernambuco

Povo Xamba? resiste: 80 anos da repressa~o aos terreiros em Pernambuco

by Marileide Alves
Povo Xamba? resiste: 80 anos da repressa~o aos terreiros em Pernambuco

Povo Xamba? resiste: 80 anos da repressa~o aos terreiros em Pernambuco

by Marileide Alves

eBook

$2.99 

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Esta é a história do Povo Xambá. A história contada pelos que viveram os fatos, pelos que trazem na memória e na pele as marcas das muitas dores sofridas em 80 anos de repressão, pela proibição de viver sua religiosidade, pela proibição de cultuar seus deuses, pela proibição de expressar sua liberdade. É, principalmente, a história da resistência e das conquistas da nova geração de xambazeiros.

Product Details

ISBN-13: 9786586616170
Publisher: Cepe editora
Publication date: 06/04/2020
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 178
File size: 13 MB
Note: This product may take a few minutes to download.
Language: Portuguese

About the Author

Marileide Alves tem formação em Relações Públicas, Jornalismo, pós-graduação em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco, e Radialismo pela antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco. É também pesquisadora e autora do livro Nação Xambá: do terreiro aos palcos. De 1995 a 2005 trabalhou com assessoria de imprensa e produção de eventos culturais. Foi repórter da Secretaria de Imprensa da Prefeitura do Recife, atuando na área de cultura e turismo na antiga Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes do Recife. Entre os anos de 2000 e 2005 foi jorna- lista responsável pelo Suplemento Cultural do Diário Oficial de Pernambuco, e chefe de gabinete da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe. Em 2004, começa a produzir o Grupo Bongar e a realizar trabalhos socioeducativo- culturais na Comunidade Xambá. De 2006 a 2015 trabalhou no jornal Folha de Pernambuco, tendo sido repórter de Política de 2006 a 2010, quando assume a subeditoria do Caderno de Política até 2015. De 2007 a 2010 foi produtora da Regional Nordeste da Ação Grió Nacional. Atualmente é membro titular do Conselho Estadual de Política Cultural, na cadeira de Produtores Culturais, membro titular da Comissão Setorial de Música de Pernambuco e Coordenadora do Centro Cultural Grupo Bongar — Nação Xambá. Desde 2004 atua como produtora cultural e pesquisadora da cultura popular e música tradicional, tendo realizado trabalhos com o Grupo Bongar e outros coletivos de música independente, da música tradicional e com outras instituições ligadas à cultura popular. É responsável pela produção executiva dos cinco CDs do Grupo Bongar: 29 de junho, Chão batido coco pisado, Festa de terreiro, Samba de gira e Ogum Iê!, do DVD Festa de terreiro; e dos documentários Um dia de Bêji, Música de terreiro e Tem preto na tela — interprogramas. Em 2009, foi contemplada com o Prêmio Interações Estéticas do Ministério da Cultura. De 2006 a 2017 foi uma das curadoras das edições do projeto Tem Preto na Tela. De 2014 a 2016 atuou como facilitadora da oficina de projetos culturais do edital do Funcultura pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Table of Contents

Prefácio Introdução A repressão ao Terreiro Xambá Mulheres símbolos de resistência Os xambazeiros resistem Conquistas do povo Xambá A transmissão dos saberes, o legado cultural e o Grupo Bongar Consideraçõesfinais
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews