Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers


Overview

O despertar proibido de uma mulher para o amor e o desejo.

 

Com introdução de Hélia Correia e tradução de Ana Maria Pereirinha.

Plano Nacional de Leitura
Literatura - Maiores de 18 anos

Ambientado na Nova Orleães do final do século XIX, O Despertar conta a história de Edna Pontellier, uma jovem mulher privilegiada que desafia a sociedade tacanha do Sul dos Estados Unidos e rejeita a vida doméstica e subalterna a que o casamento e a maternidade a condenavam.

O trágico, mas heroico, inconformismo de Edna, que se permite explorar os seus desejos e construir uma identidade radicada numa absoluta liberdade moral e erótica, foi considerado, na altura, um texto sórdido e imoral e condenou a sua autora, Kate Chopin, à proscrição.

A crítica social acutilante a que se entrega e a sua inegável natureza revolucionária ditaram que este romance fosse considerado, décadas após a sua publicação original em 1899, precursor do modernismo americano e um marco da literatura feminista.


Product Details

ISBN-13: 9789897871429
Publisher: PENGUIN CLÁSSICOS
Publication date: 05/29/2023
Sold by: PENGUIN RANDOM HOUSE GRUPO EDITORIAL
Format: eBook
Pages: 208
File size: 379 KB
Language: Portuguese

About the Author

About The Author

Kate Chopin, nascida O'Flaherty no Missouri, EUA, a 8 de fevereiro de 1850, foi uma importante romancista e contista americana de finais do século XIX. Com ascendência francesa pelo lado materno e irlandesa pelo lado paterno, foi educada pela bisavó, Victoire Charleville, que lhe ensinou francês, música e história. Depois, frequentou um liceu católico Sacred heart Academy, onde teve aulas com a escritora Mary O'Meara, que se tornaria também sua mentora. Em 1870, casou com Oscar Chopin e mudam-se de Nova Orleães para o Louisianna. Em 1890 publica o romance At Fault, em 1894 e 1897, os aclamados volumes de contos Bayou Folk e A Night in Acadie. Considerada imoral e classificada como escandalosa, The Awakening – O Despertar, ditou o fim da sua carreira como escritora. Mais de cinquenta anos depois, este livro tornar-se-ia numa obra de referência, considerada precursora do modernismo americano e do movimento feminista, e Kate Chopin seria aclamada como uma das escritoras americanas mais importantes de sempre, tendo influenciado o trabalho de Virginia Woolf e Doris Lessing.


Kate Chopin, nascida O’Flaherty no Missouri, EUA, a 8 de fevereiro de 1850, foi uma importante romancista e contista americana de finais do século XIX. Com ascendência francesa pelo lado materno e irlandesa pelo lado paterno, foi educada pela bisavó, Victoire Charleville, que lhe ensinou francês, música e história. Depois, frequentou um liceu católico Sacred heart Academy, onde teve aulas com a escritora Mary O’Meara, que se tornaria também sua mentora. Em 1870, casou com Oscar Chopin e mudam-se de Nova Orleães para o Louisianna. Em 1890 publica o romance At Fault, em 1894 e 1897, os aclamados volumes de contos Bayou Folk e A Night in Acadie. Considerada imoral e classificada como escandalosa, The Awakening – O Despertar, ditou o fim da sua carreira como escritora. Mais de cinquenta anos depois, este livro tornar-se-ia numa obra de referência, considerada precursora do modernismo americano e do movimento feminista, e Kate Chopin seria aclamada como uma das escritoras americanas mais importantes de sempre, tendo influenciado o trabalho de Virginia Woolf e Doris Lessing.
Hélia Correia nasceu em Lisboa em 1949 e passou a infância e a juventude em Mafra, terra da família materna. Terminou os estudos liceais já em Lisboa, onde frequentou a Faculdade de Letras e se licenciou em Filologia Românica. Foi professora do ensino secundário. Em 2002, tirou o mestrado em Teatro da Antiguidade Clássica. A escrita de Hélia Correia tem-se diversificado pelo romance, o conto, a poesia e a literatura infanto-juvenil. Em 2015, foi distinguida com o Prémio Camões, sendo-lhe reconhecida a imaginação, o poder de criação de personagens e o invulgar modo de trabalhar a língua portuguesa. Das suas obras destacam-se os romances O Separar das Águas, Insânia, A Casa Eterna, Lillias Fraser e Adoecer, este último recipiente do prémio Fundação Inês de Castro, em 2010. Publicou, em 2014, uma recolha de contos intitulada Vinte Degraus e Outros Contos, com a qual obteveo Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. No teatro, destacam-se as peças Perdição- Exercício sobre Antígona, O Rancor - Exercício sobre Helena e Desmesura - Exercício com Medeia. E ainda uma versão das Troianas, de Eurípides, com o dramaturgo Jaime Rocha. Em 2019 foi galardoada com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE pelo livro Um Bailarino na Batalha. Publicou ainda, entre outros, os livros de poemas Terceira Miséria, Prémio das CorrentesD'Escritas 2013, e, mais recentemente, o livro de poemas Acidentes, Prémio de Poesia PEN Clube, 2021, ano em que publicou também o livro infantojuvenil Inventor de Vendavais.
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews