História da arte brasileira

História da arte brasileira

História da arte brasileira

História da arte brasileira

eBook

$6.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. História da arte brasileira apresenta um amplo olhar sobre a arte realizada no Brasil desde antes da chegada dos portugueses em 1500, destacando a arte rupestre e os artefatos indígenas. O livro analisa a arte colonial no século XVIII, especialmente o barroco – que está presente em todo o território nacional – e sua miscigenação com conhecimentos dos povos indígenas e dos escravos africanos, o que o torna mestiço e com características singulares. O século XIX é marcado pela chegada da Missão Artística Francesa e pela implantação da arte acadêmica, que foi combatida pelos artistas modernistas na primeira metade do século XX. Já a segunda metade do século XX foi marcada pelo debate sobre arte abstrata e figurativa instituída pela Bienal de São Paulo e pela diversidade da arte contemporânea, também presente no início do século XXI.

Product Details

ISBN-13: 9788539625109
Publisher: Editora Senac São Paulo
Publication date: 10/26/2019
Series: Série Universitária
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 110
File size: 10 MB
Language: Portuguese

About the Author

Ana Amália é artista plástica e arte/educadora formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP) em 1991. Nos Estados Unidos, estudou História da Arte na University of Texas, Design na School of Visual Arts e Litografia na Columbia University. É mestre e doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente, desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp-SP), sob orientação da profª. dra. Rosangella Leote. Fez diversos cursos extracurriculares no Brasil com professores como Paulo Portella, Carmela Gross, Evandro Carlos Jardim, Carlos Fajardo, Paulo von Poser e Carlos Basualdo, entre outros. Fundou a empresa Arteducação Produções e tem sempre feito parte da equipe desde 2001. Além disso, também atuou na área de ensino de línguas, dando aulas de inglês e fazendo traduções simultâneas e escritas. Em 2 de julho de 2002, sofreu um acidente vascular cerebral de tronco e, como sequela, adquiriu a síndrome de locked in, ou seja, ficou tetraplégica, muda e disfágica, mas inteiramente consciente e com a cognição plenamente preservada. José Minerini é doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com residência no Teachers College da Columbia University, em Nova York, Estados Unidos; mestre em Estética e História da Arte e licenciado em Educação Artística. É coordenador, professor e autor de material educativo nas áreas de Arte e Educação. Desenvolve pesquisas sobre História da Arte Moderna e Contemporânea, Arte e Política e História do Ensino da Arte. Trabalha também com formação de equipes educacionais para museus e instituições culturais.

Table of Contents

Capítulo 1 – Arte rupestre e indígena brasileira 1 Arte pré-histórica no Brasil 2 Arte rupestre no Brasil 3 Artefatos indígenas Considerações finais Referências Capítulo 2 – Ocupação holandesa 1 Ocupação holandesa (1624-1654) 2 Manifestações artísticas nos séculos XVI–XVII: artistas viajantes Considerações finais Referências Capítulo 3 – Arte colonial e barroca 1 Corporações de ofícios 2 A chegada do barroco no Brasil com os jesuítas 3 Barroco mestiço Considerações finais Referências Capítulo 4 – Arte acadêmica 1 Artistas viajantes 2 Missão artística francesa e a Academia de Belas Artes no Brasil 3 A hierarquia de gêneros e temas na academia 4 Embates na academia: neoclássicos, românticos e ecléticos Considerações finais Referências Capítulo 5 – Modernismo – primeiro momento 1 Arte e identidade nacional 2 Pré-modernismo 3 Semana de 1922 Considerações finais Referências Capítulo 6 – Modernismo – segundo momento 1 A consolidação do modernismo no Brasil 2 Bienais de SP: entre o figurativo e o abstrato 3 Movimentos concreto (Ruptura e Frente) e neoconcreto Considerações finais Referências Capítulo 7 – Arte contemporânea: anos 1960 e 1970 1 Nova figuração: realismo mágico, neorrealismo e figuração fantástica 2 Nova objetividade brasileira 3 Arte e multimeios 4 Arte conceitual Considerações finais Referências Capítulo 8 – Arte contemporânea: anos 1980 até atualidade 1 A volta da pintura na década de 1980 2 Fotografia moderna e contemporânea no Brasil 3 Diversidade de meios no final do século XX e início do século XXI Considerações finais Referências Sobre os autores
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews