Fadiga e exercício físico: Aspectos metabólicos, bioenergéticos e moleculares

Fadiga e exercício físico: Aspectos metabólicos, bioenergéticos e moleculares

Fadiga e exercício físico: Aspectos metabólicos, bioenergéticos e moleculares

Fadiga e exercício físico: Aspectos metabólicos, bioenergéticos e moleculares

eBook

$10.99 

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Por ser considerada o fator responsável pela queda no desempenho em situações de grande exigência física, a fadiga é um tema – e um problema – dos mais importantes no contexto do treinamento físico-esportivo. Na busca da determinação dos fatores responsáveis pela fadiga, este livro apresenta uma síntese das informações disponíveis sobre o tema em termos metabólicos, bioenergéticos e moleculares. Para melhor caracterização e compreensão da fadiga, propõe o uso da abordagem integrativa do desempenho físico-esportivo, que tem como base teórica a Teoria da Complexidade e a Teo ria das Redes, e destaca o papel da termorregulação e da endotermia como meios qualificados para explicar a fadiga, mostrando como esses fatores são efetivamente capazes de integrar aspectos metabólicos, bioenergéticos e moleculares do desempenho físico-esportivo. O livro foi escrito com o intuito de servir como base para consulta em disciplinas de graduação e pós-graduação voltadas, em particular, para a compreensão da resistência (endurance).

Product Details

ISBN-13: 9788576557357
Publisher: Phorte Editora
Publication date: 04/12/2019
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 368
File size: 2 MB
Language: Portuguese

About the Author

Benedito Pereira Doutor em Fisiologia Humana (Unicamp). Mestre em Bioquímica (IQ-USP). Professor da EEFEUSP. Professor de pós- -graduação lato sensu e stricto sensu. Pesquisador do Estresse Oxidativo. Coautor dos livros Dimensões biológicas do treinamento físico-esportivo; Compreendendo a barreira do rendimento físico; Suplementação esportiva: auxílios ergogênicos nutricionais no esporte e exercício; Metabolismo celular e exercício físico: aspectos bioquímicos e nutricionais. Tácito Pessoa de Souza Junior, PhD Pós-doutorado em Exercise Science (Appalachian State University, EUA). Doutor e Mestre em Ciências do Esporte (Unicamp). Professor Associado da UFPR. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Treinamento de Força (GPEMENUTF) da UFPR. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da UFPR, nas linhas de pesquisa em Desempenho Físico-Esportivo e Atividade Física e Saúde. Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Treinamento de Força e Hipertrofia da UFPR. Coordenador do projeto "Jiu- -Jítsu na Universidade" da UFPR. Coa utor dos livros Dimensões biológicas do treinamento físico-esportivo; Compreendendo a barreira do rendimento físico; Treinamento personalizado em musculação; Suplementação esportiva: auxílios ergogênicos nutricionais no esporte e exercício; Metabolismo celular e exercício físico: aspectos bioquímicos e nutricionais.

Table of Contents

Introdução PARTE 1 – Estudos da fadiga e da exaustão 1. Definição de resistência 2. Definição de fadiga e de exaustão 3. Consumo máximo de oxigênio 4. Eficiência de trabalho PARTE 2 – Metabolismo celular 5. Teoria do controle metabólico 6. Metabolismo celular e bioenergética 7. A energia útil e o paradoxo do ATP 8. Bioenergética e estresse oxidativo 9. Metabolismo celular e plasticidade fenotípica 10. Metabolismo e reprogramação celular PARTE 3 – Termorregulação e endotermia 11. Alometria e exercício físico 12. Capacidade aeróbia e endotermia PARTE 4 – Bases moleculares do desempenho 13. Epigenética e desempenho físico-esportivo 14. Plasticidade fenotípica e exercício físico 15. Plasticidade fenotípica autoinduzida PARTE 5 – Abordagem integrativa do desempenho 16. Controle e regulação na abordagem integrativa 17. Características da abordagem integrativa 18. Princípio da alocação 19. Complexidade e eficiência bioenergética 20. Comunicação intra e intercelular 21. Variabilidade e eficiência bioenergética Conclusões Considerações finais Referências Apêndice I – Reducionismo e mecanicismo Apêndice II – Explicações teleológicas Apêndice III – Bioenergética e termodinâmica Apêndice IV – Explicação e previsão científica
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews