Espaços habitados e práticas de morar: As múltiplas dimensões de moradia digna

Espaços habitados e práticas de morar: As múltiplas dimensões de moradia digna

by Mary Jane Paris Spink
Espaços habitados e práticas de morar: As múltiplas dimensões de moradia digna

Espaços habitados e práticas de morar: As múltiplas dimensões de moradia digna

by Mary Jane Paris Spink

eBook

$7.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Além das aprendizagens sobre o fazer pesquisa no cotidiano, Espaços habitados e práticas de morar... leva-nos também a refletir sobre as vivências no território e os sentidos de moradia digna. Ao longo dos capítulos, fica evidente que não há uniformidade no território. Aprendemos que, quando olhamos bem de perto as materialidades, quando ouvimos as pessoas, não há homogeneidade nas casas e ruas dos jardins/bairros que compõem os distritos distantes do centro da metrópole. Entender essa dimensão nos faz desconfiar de medianas e índices generalizantes, formulados externamente para sustentar grande parte das ações governamentais e desenhados sem contemplar a complexidade do local.

Product Details

ISBN-13: 9788528306804
Publisher: EDUC - Editora da PUC-SP
Publication date: 12/19/2022
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 204
File size: 10 MB
Language: Portuguese

About the Author

Mary Jane Paris Spink
É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisadora sênior do CNPq (PQ Sr 2021). É autora/organizadora de vários livros, sendo os mais recentes: A produção de informação na pesquisa social (Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014); Viver em áreas de risco (Educ e Editora Terceiro Nome, 2018) e Covid-19: versões da pandemia nas mídias (Portal de Livros IP/USP, 2020).

Table of Contents

Introdução PARTE I - ANDANÇAS PELO TERRITÓRIO DE UMA PARÓQUIA Capítulo 1 - A diversidade das periferias vista a partir de andanças em um bairro do Jardim São Luís Capítulo 2 - Construções em mutirão: o edifício Talara no Jardim São Luís Capítulo 3 - Um bairro ontem e hoje: a história do Jardim Vergueiro pelas mãos de uma moradora Capítulo 4 - Reflexões sobre a inadequação habitacional PARTE II - MORAR Capítulo 5 - Morar: articulando espaços e modos de viver Capítulo 6 - É tijolinho por tijolinho: dignidade vista a partir dos lentos processos construtivos nas periferias Capítulo 7 - Imagens que despertam memórias e situam argumentos políticos: ensaio sobre o uso de fotografias em rodas de conversa sobre moradias dignas Epílogo - Declaração Universal de Direitos Humanos, ONU, 1948
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews