Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor: Antologia de Poesia Angolana

Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor: Antologia de Poesia Angolana

Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor: Antologia de Poesia Angolana

Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor: Antologia de Poesia Angolana

eBook

$19.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers


Overview

Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor é a antologia mais completa e abrangente já publicada de Poesia Angolana, incluindo os períodos e os autores mais marcantes da sua história. Esta é uma edição histórica, oferecendo um retrato sistemático, plural e riquíssimo do admirável património literário angolano aos leitores de língua portuguesa em todo o mundo. Com excepcional organização de Irene Guerra Marques e Carlos Ferreira, a Antologia de Poesia Angolana divide-se em três partes. A primeira, dedicada à literatura oral, oferece a transcrição literal dos poemas nas línguas nacionais, seguida de tradução acompanhada por notas explicativas que contextualizam cada poema. A segunda secção, referente aos precursores, abarca nomes sonantes da poesia angolana, de Luís Félix Cruz a Jorge Rosa, levando o leitor numa viagem do século XVII, assinalado pelos primeiros textos poéticos manuscritos, até ao século XIX. «Modernidade e Contemporaneidade» é a última parte da antologia e nela irrompem os poetas dos séculos XX e XXI, contrastando, a cada virar de página, manifestações artísticas distintas – as «continuidades e descontinuidades» a que o subtítulo dessa secção alude.

Product Details

ISBN-13: 9789897026331
Publisher: Guerra & Paz Editores
Publication date: 05/01/2021
Sold by: Libranda
Format: eBook
Pages: 924
File size: 3 MB
Language: Portuguese

About the Author

Natural de Luanda, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Entre 1965 e 1975 foi professora de Língua Francesa e de Língua e Literatura Portuguesa. Foi coordenadora nacional de Língua Portuguesa e Literatura Angolana no Centro de Investigação Pedagógica (CIP, CIPIE) do Ministério da Educação entre os anos de 1976 e 1982. Desde 1983 até 1988, dirigiu o Instituto de Línguas Nacionais tendo posteriormente, entre 1988 e 2000, sido directora do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural. De 2001 a 2002, desempenhou as funções de assessora principal do vice-ministro da Educação e Cultura para a Reforma Educativa e, entre 2003 e 2010, foi consultora dos ministros da Cultura. Entre 2002 e 2019, foi docente das cadeiras de Língua Portuguesa e de Literatura Angolana na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, onde exerceu, de 2010 a 2015, o cargo de chefe de Departamento de Língua Portuguesa.
Nasceu em Luanda a 28 de Fevereiro de 1960.Terminados os estudos secundários no Liceu Salvador Correia/Mutu Ya Kevela, entrou para a Rádio Nacional em 1977, como redactor-repórter, tendo ali permanecido até 1991, altura em que foi colocado nos Serviços de Imprensa do Presidente da República. Regressou à Rádio Nacional, onde em 1996 exerceu as funções de director dos serviços de programas. Paralelamente à actividade de radialista, foi co-fundador da Brigada Jovem de Literatura (BJL) de Luanda, iniciou-se na crónica, na criação de letras para canções e na poesia. Ingressou na União dos Escritores Angolanos em 1984, onde exerceu, por três vezes, as funções de secretário das actividades culturais, as mesmas que tinha exercido na BJL. Tem uma dezena de letras para canções premiadas no Festival da Canção de Luanda da Luanda Antena Comercial (LAC). No ano de 2011, ingressou no semanário Novo Jornal, tendo sido seu editor cultural e, em 2015, assumiu a sua direcção, na qual ficou até Junho de 2019, data em que foi nomeado adido de imprensa da Embaixada da República de Angola em França. Doutorando em Sociologia no ISCTE-IUL em Lisboa, Portugal.
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews