Elites pernambucanas do fim do período colonial

Elites pernambucanas do fim do período colonial

by Maria Beatriz Nizza da Silva
Elites pernambucanas do fim do período colonial

Elites pernambucanas do fim do período colonial

by Maria Beatriz Nizza da Silva

eBook

$4.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

As elites pernambucanas no período colonial não foram sempre as mesmas e mudanças sociais relevantes ocorreram na segunda metade do século XVIII. Os homens de negócio transformaram-se em negociantes de grosso trato matriculados na Junta do Comércio e frequentando a Aula de comércio a fim de adquirirem o saber mercantil. Uma nova elite científica surgiu com a reforma da Universidade de Coimbra criando as Faculdades de Filosofia e Matemática e também com a modernização da Faculdade de Medicina a fim de a equiparar às europeias. Os bacharéis em Cânones e Leis, por haver poucos lugares na magistratura em Pernambuco, tornaram-se uma elite administrativa. A tradicional elite dos senhores de engenho perdeu riqueza, endividou-se e precisou, em muitos casos, vender seus engenhos à elite mercantil. Numa sociedade dividida em nobres e plebeus, alguns membros destas elites adquiriram o direito de usar brasão de armas graças ao qual sua nobreza se tornava mais visível.

Product Details

ISBN-13: 9786586352337
Publisher: Editora Singular
Publication date: 10/10/2021
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 190
File size: 1 MB
Language: Portuguese

About the Author

Formada em História e Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo. Especializada em história do Brasil colonial, suas publicações mais recentes são: Ser nobre na colônia (2005); D. João, príncipe e rei do Brasil (2008); História de São Paulo colonial (2009); Bahia, a corte da América (2010); Cultura letrada e cultura oral no Rio de Janeiro dos vice-reis (2013); Pernambuco e a cultura da ilustração (2013); Vida familiar em Pernambuco colonial (2017); Família e herança no Brasil colonial (2017); Donas mineiras no período colonial (2017); Elites pernambucanas no fim do período colonial (2018); Pernambuco político: do constitucionalismo à independência (2018) e Sergipe colonial; uma capitania esquecida (2019).

Table of Contents

Introdução I - Quem eram as "pessoas de distinção"? . II - Os cargos administrativos: proprietários e serventuários III - A oficialidade militar 1 - A elite da Tropa de Linha 2 - A elite das Milícias e Ordenanças 3 - Os militares e a política IV - Os bacharéis e a carreira da magistratura V - A nova elite científica VI - Uma elite em decadência: os senhores de engenho VII - Novos empreendedores VIII - Fidalguia e brasão de armas IX - A elite mercantil 1 - Novas instituições: Junta de Comércio e Aula de Comércio 2 - A Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba 3 - Pombal e os negociantes 4 - Os negociantes das capitanias anexas e a exigência de comércio direto com o Reino. 5 - Depois da abertura dos portos. Fontes e bibliografia I - Documentação manuscrita. II - Documentação impressa III- Bibliografia
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews