Contos infantis: em verso e prosa adoptados para uso das escolas primarias do Brasil

Contos infantis: em verso e prosa adoptados para uso das escolas primarias do Brasil

Contos infantis: em verso e prosa adoptados para uso das escolas primarias do Brasil

Contos infantis: em verso e prosa adoptados para uso das escolas primarias do Brasil

eBook

$1.99 

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Os Contos Infantis são umas narrações singellas, em que procuramos fazer sentir aos pequeninos paixões boas, levando-os com amenidade de historia a historia.

Alguns episódios podem ser tidos como não naturaes; são aquelles em que as flores faliam e os animaes raciocinam; mas isso mesmo o fizemos como tactica subtil, para tornarmos animaes e flores comprehendidos e estimados pelas criancinhas.

Assim, todas as nossas historias são simples; narrares de factos realizados, muitas. Julgamos que quanto mais approximado fôr da verdade o assumpto, mais interesse desperta em quem o lê. D'esta arte o pequeno leitor seguirá, entretido, a historia de uma menina pobre; de uns pombinhos mansos; de uma velha engelhadinha e tremula; de um burrinho trabalhador: ou de uma mãe carinhosa, —parecendo-lhe ver: na menina pobre, a filha de um vizinho; nos pombos mansos, uns que lá vão a miude ao seu jardim, e aos quaes nunca mais fará mal; na velhinha, a sua avo querida: no burrinho trabalhador e paciente, o pobre burro magro de um carroceiro bruto; e, finalmente, na mãe carinhosa, a sua própria mãe!

Elle verá então com sympathia os que soffrem, affeiçoando-se assim á grande familia dos infelizes!

O nosso fito é a educação moral e esthetica; um desejo que, por ser bem intencionado, nos deve ser permittido.

Diligenciámos dar á fórma e ao estylo simplicidade e correcção, naturalidade e sentimento, coisas que se devem alliar principalmente nas paginas de propósito escriptas para crianças. A clareza dos conceitos o a verdade são elementos saudáveis para o seu espirito, que se vae assim formando sem esforço, bebendo seiva natural e vivificadora.

Não cremos que este pobre livro alcance em absoluto o nosso intento, mas temos a convicção de que não será inútil; porque, se não basta a boa vontade para se escrever uma obra que impressione e que corrija erros, são incontestavelmente de grande valor, para o espirito mobil das crianças, umas phrases bondosas, em que a virtude derrame o seu perfume suave, capaz de modificar Ímpetos de génio o indifferença pelo soffrimento alheio.

Que uma unica das crianças, que nos lerem, pratique, imitando um de nossos heroes, uma acção boa, e ficaremos bem pagas da canceira.

Temos lido muitos livros injustamente classificados, ou antes, destinados para a infancia. Que conteem, na sua maior parte? Historias insulsas e banaes, ou phantasias absurdas e intrincadas, que só uma intelligencia amadurecida pode entender.

Para a comprehensão das crianças toda a violência é mi. Se lêem com attenção, fatigam-se em busca da verdadeira idéa occulta entre os labyrinthos da phrase; se não lêem com attenção, se o fazem machinalmente, perdem um trabalho, que as enfada, e que nada de bom lhes deixa.

É preciso ter se consciencia de tudo o que se faz.

Diz P. J. Stahl, no prefacio do delicioso livro de Luiz Ratisbonne —Comédie enfantine— que é necessário alimentar o espirito das crianças, rumo o seu corpo, com o que ha de mais puro e silo.

E é bem certo isso.

Condemna com justiça esse escriptor os livros feitos ás dúzias, ao correr da penna, e destinados á infancia; livros sem relevo, sem aroma, e aos quaes está reservado o direito de fallar em primeiro logar e ao que ha de mais subtil, de mais fino e delicado neste mundo, —á imaginação e ao coração das crianças!

Product Details

BN ID: 2940185670552
Publisher: Ediciones Media Fanega
Publication date: 10/24/2022
Sold by: Barnes & Noble
Format: eBook
File size: 556 KB
Age Range: 9 - 12 Years
Language: Portuguese

About the Author

Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida (Rio de Janeiro, 24 de setembro de 1862 — Rio de Janeiro, 30 de maio de 1934) foi uma escritora, cronista, teatróloga e abolicionista brasileira.

Foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras (ABL). Tem uma produção grande e importante para a literatura brasileira, de literatura infantil a romances, crônicas, peças de teatro e matérias jornalísticas. Foi casada com o poeta português Filinto de Almeida, e mãe dos também escritores Afonso Lopes de Almeida, Albano Lopes de Almeida e Margarida Lopes de Almeida.

Adelina Amélia Lopes Vieira (Lisboa, 20 de setembro de 1850 — Rio de Janeiro, 2 de fevereiro de 1923) foi uma escritora, poeta, contista, teatróloga e educadora brasileira.
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews