Brecht e o teatro épico

Brecht e o teatro épico

Brecht e o teatro épico

Brecht e o teatro épico

eBook

$5.99 

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Brecht e o Teatro Épico, de Anatol Rosenfeld, um dos maiores comentadores do dramaturgo alemão em língua portuguesa - organizado por Nanci Fernandes e que a editora Perspectiva publica em sua coleção Debates -, expressa não só o crítico que procura interpretar com objetividade as realizações em exame, como experiências pessoais de um espectador diante dos espetáculos, e vem pontuar as concepções e as teses formuladas no seu já consagrado O Teatro Épico. Tendo acompanhado de perto o desenvolvimento de Bertold Brecht e sua obra, desde Berlim, em 1929, e com ele compartilhado o milieu cultural e os questionamentos éticos, estéticos e filosóficos então na ordem do dia na Alemanha e em todo o Ocidente, e tendo sido, posteriormente, parte integrante dos debates intelectuais que agitavam a cena brasileira, Anatol estava, como nenhum outro, apto a traduzir, contextualizar e instigar entre nós uma recepção ativa das teorias e inquietações do autor da Ópera dos Três Vinténs. Assim, os artigos aqui reunidos visam não apenas nos permitir uma aproximação com a obra, sempre vocacionada para o novo, de Brecht, por meio da reflexão incisiva de um interlocutor que durante vários anos pensou o teatro, mas visam também um aprofundamento nas ideias sempre férteis de um dos mais agudos e refinados críticos e teóricos a atuar entre nós.

Product Details

ISBN-13: 9788527310925
Publisher: Editora Perspectiva S/A
Publication date: 06/01/2016
Series: Debates , #326
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 184
File size: 683 KB
Language: Portuguese

About the Author

Anatol Rosenfeld nasceu em 1912, na Alemanha. Estudou na Universidade de Berlim. Interrompeu o doutorado, forçado pela situação política e pelas Leis Discriminatórias de Nürenberg (1935). Chegou ao Brasil em 1937. Trabalhou como colono de fazenda e como caixeiro viajante. Retornou à atividade jornalística e literária pouco tempo depois, tendo colaborado em periódicos de língua alemã e, quase ao mesmo tempo, começou a escrever para a imprensa brasileira (Estado de S. Paulo entre outros, Revista Brasileira de Filosofia, Staden-Jahrbuch entre outras). No "Suplemento Literário" de O Estado de S. Paulo teve a seu cargo a Secção de Letras Germânicas, tendo escrito nestas páginas numerosos ensaios sobre literatura, filosofia, cinema e teatro (de particular importância são os seus estudos sobre Brecht). Publicou ensaios sobre Schopenhauer, Goethe, Schiller e outros filósofos alemães, prefaciou obras de literatura e arte e dirigiu a coleção de Estética, editada pela Herder, em São Paulo. Convidado por Alfredo Mesquita, lecionou Estética Teatral na Escola de Arte Dramática de São Paulo e ministrou cursos na mesma área no departamento de Arte Cênicas da ECA-USP. Também deu aulas de Estética Geral na Escola Superior de Cinema São Luiz, São Paulo. De particular relevo no seu trabalho são as palestras e conferências que proferiu em organizações culturais e instituições acadêmicas na cidade de São Paulo, no interior e em vários estados brasileiros, sobre o largo repertório de temas em que sempre primou. A editora Perspectiva vem publicando os seus escritos, que até agora já perfizeram 18 volumes, aos quais cabe acrescentar os volumes impressos anteriormente por outras editoras: Doze Estudos; O Teatro Épico (reeditado em 1985 pela Perspectiva – D193); O Teatro Alemão (incluído em História da Literatura e do Teatro Alemães, D255).

Table of Contents

Prefácio - Nanci Fernandes 1. O TEATRO ÉPICO O Teatro Épico Inícios do Teatro Épico O Teatro de Piscator Teatro Político, de Erwin Piscator 2. BRECHT E A TEORIA TEATRAL B.B. A Disciplina do Coração: Alguns Aspectos da Obra de Bertolt Brecht Obras Reunidas de Brecht Brecht Contra Lukács Brecht e os Desenvolvimentos Pós-Expressionistas Brecht e as Razões do Teatro Épico Teoria de Brecht Teoria e Prática Encenações Brasileiras - Brecht: Monstro Sagrado? 3. ANÁLISE DE PEÇAS Na Selva das Cidades Um Homem é um Homem A Ópera dos Três Vinténs A Alma Boa de Setsuan O Senhor Puntila e Seu Criado Matti: A Cordialidade Puntiliana A Resistível Ascensão de Arturo Ui: Ui Não Foi Placável 4. ORIGENS E INFLUÊNCIAS EM BRECHT: WEDEKIND E O EXPRESSIONISMO Teoria do Drama Moderno, de Peter Szondi Gerhart Hauptmann Sternheim e o Expressionismo Memórias de Zuckmayer Apêndice Notícias e Comentários Sobre Brecht ... 173 Obras Sobre Brecht ... 173 O Riso de Brecht ... 174 Realismo Socialista e Brecht ... 175 Obras Póstumas ... 176 Brecht e o Lago ... 176 Brecht Censurado ... 177 Fontes ... 179
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews