Alexandre de Gusmão (1695-1753): O estadista que desenhou o mapa do Brasil

Alexandre de Gusmão (1695-1753): O estadista que desenhou o mapa do Brasil

by Synesio Sampaio Goes Filho
Alexandre de Gusmão (1695-1753): O estadista que desenhou o mapa do Brasil

Alexandre de Gusmão (1695-1753): O estadista que desenhou o mapa do Brasil

by Synesio Sampaio Goes Filho

eBook

$7.99 

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Neste primoroso ensaio biográfico, Synesio Sampaio Goes Filho apresenta ao leitor, de forma acessível e atraente, a trajetória de Alexandre de Gusmão e da mais importante negociação territorial da história do Brasil.

No século XVIII, a situação territorial do Brasil era complicada: minas de ouro foram descobertas no oeste; a Colônia do Sacramento havia sido fundada no rio da Prata, bem em frente a Buenos Aires; dezenas de missões de religiosos portugueses foram estabelecidas na Amazônia. Tudo, entretanto, além do limite traçado em Tordesilhas. A colônia ficara rica, mas não tinha fronteiras.
As penetrações e ocupações dos bandeirantes em terras espanholas poderiam não dar em nada se não houvesse do lado de Portugal, no momento oportuno, como secretário particular de D. João V (na prática, quase um primeiro-ministro), uma vigorosa personalidade política, além de notável escritor.
Com profundo conhecimento da geografia e da história de sua terra natal, Alexandre de Gusmão foi o principal elaborador e negociador do Tratado de Madri, de 1750, que deu ao Brasil dois terços de seu território. Foi igualmente o autor intelectual do Mapa das Cortes, sobre o qual ocorreram as tratativas finais e onde, pela primeira vez, o país se apresenta com a forma quase triangular, ampla, maciça, que nos é hoje familiar.
O grande feito de Alexandre de Gusmão é ter conseguido legalizar o alargamento imenso do território do Brasil. Houve a preparação intelectual, tomaram-se as medidas práticas, a negociação se revelou difícil. Em todas as fases, é inegável o protagonismo do secretário do rei. Um acordo dessa dimensão é sem paralelo na história universal. Poucos fizeram tanto pela grandeza do Brasil.


Product Details

ISBN-13: 9788501119797
Publisher: Record
Publication date: 01/18/2021
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 224
File size: 1 MB
Language: Portuguese

About the Author

Synesio Sampaio Goes Filho nasceu em Itu (SP) em 1939. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, desenvolveu por mais de quatro décadas excelente carreira na diplomacia, tendo ocupado postos de relevo no Brasil e sido embaixador em Bogotá, Lisboa e Bruxelas.
Ex-professor de História Diplomática do Instituto Rio Branco do Itamaraty, tem escrito artigos sobre temas brasileiros em revistas especializadas como Política Externa, da USP, e a Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, do qual é membro. Redigiu capítulos em obras coletivas como Rio Branco: 100 anos de memória; Varnhagen: diplomacia e pensamento estratégico; Pedro Teixeira, a Amazônia e o Tratado de Madri; Pensamento diplomático brasileiro; e Obras do Barão do Rio Branco.
Seu livro Navegantes, bandeirantes, diplomatas, considerado um clássico da nossa história diplomática, é visto por Celso Lafer como "uma chave importante para a compreensão e entendimento do Brasil". Publicou também Fronteiras do Brasil e, no campo do humanismo laico, A bela viagem. É membro da Academia Paulista de Letras.

From the B&N Reads Blog

Customer Reviews