A Poesia da Geração 65

A Poesia da Geração 65

by Marcos Alexandre Faber
A Poesia da Geração 65

A Poesia da Geração 65

by Marcos Alexandre Faber

eBook

$2.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Marcante ao longo da história da literatura brasileira, a poesia pernambucana impõe-se, desde o Movimento de 22, passando pela Geração de 45, período em que se notabilizaram Manuel Bandeira, Joaquim Cardozo e João Cabral de Melo Neto, entre outros. Mais recentemente, a plêiade pernambucana formada por Alberto da Cunha Melo, Ângelo Monteiro, Marcus Accioly, Jaci Bezerra, Lucila Nogueira e outros, designada Geração 65, destacou-se na criação de uma poesia que, contendo em seu bojo a pluralidade, guarda correspondências formais e temáticas com a geração poética anterior. Um dos marcos comuns aos poetas de 65 reside justamente no fato de que nenhum deles fixou residência fora de Pernambuco, o que se reflete no acesso ao grande mercado editorial e na recepção das obras por eles produzidas. Desta forma, pode afirmar-se que a Geração 65, mesmo com a sua profusa produção, ainda guarda um certo ineditismo junto ao público de poesia brasileira.

Product Details

ISBN-13: 9788578588472
Publisher: Cepe editora
Publication date: 12/23/2019
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 371
File size: 10 MB
Language: Portuguese

About the Author

Marcos Alexandre Faber é poeta, ficcionista, músico e ensaísta recifense. Professor de literaturas portuguesa e brasileira na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com formação em Letras e Ciências Jurídicas; pesquisador, com pós-doutorado em andamento sobre ficção e cinema, no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (Citcem), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde fez também o doutorado em Literatura. É pós-doutor e mestre em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, e especialista em Direito Internacional pela Universidade de Coimbra. Publicou, entre outros: Ficção, O lampejo do vaga-lume (EdUFPE, 2018). Poesia, Recife Porto (EdUFPE, 2004); Da destruição do poema (EdUFPE, 2007). Crítica literária, A geração dos discos (EdUFPE, 2012). Música, A lenda da doce nuvem (1996); Engenho de Orpheu (2013).

Table of Contents

Prefácio, por Arnaldo Saraiva. Nota do autor Uma terra de poetas Capítulo I – Da teoria geracional à teoria de campo literário 1. A teoria geracional: o método histórico das gerações 1.1. Ortega y Gasset: o mundo à luz das gerações 1.2. Julius Petersen: fatores formativos da geração 1.3. T.S. Eliot: a tradição pelas gerações 1.4. João Cabral de Melo Neto: uma leitura geracional da poética de 1945, geração de extensão de conquistas 1.4.1. A hora da poesia brasileira 1.5. Problemas da aplicação da teoria geracional 1.6. O termo geração na historiografia literária brasileira 2. A teoria de campo literário: em torno da obra literária 2.1. A consolidação do campo: o escritor moderno. Capítulo II – A tradição pernambucana 1. Uma elite senhorial 2. A capital poética 2.1. A afirmação da poesia pernambucana 3. O campo do poder: Pernambuco e a Academia Brasileira de Letras 3.1. A representação pernambucana na ABL 4. A Geração 65 entre gerações 4.1. Dos epônimos ou dos perfis geracionais Capítulo III – A Geração 65 1. O campo vigente e a afirmação da Geração 65 2. A primeira coletânea, Lírica 3. Os poetas da Geração 65 4. Convergências e divergências no grupo 5. Outras tendências 6. Zona de estreia 7. A Geração 65 nos suplementos literários Capítulo IV – O Recife da Geração 65 1. Geografia poética do Recife 2. Geografia física e urbana do Recife 3. A situação política 4. A vida cultural e literária 4.1. A livraria Livro 7 4.2. As Edições Pirata 4.3. A Editora Universitária (EDUFPE) 4.4. O programa de pós-graduação em Letras 4.5. A Academia Pernambucana de Letras 4.6. O Movimento Armorial 4.6.1. Outros movimentos Capítulo V – Cinco poetas representativos 1. Oração pelo poema: a metapoesia em Alberto da Cunha Melo 1.1. Da metalinguagem 1.2. Senhor, protege o meu poema 1.3. Palavras: matéria-prima do poema 1.4. Assinei o poema 1.5. Poesia, poema, por quê? 1.6. O poema sabe de tudo 1.7. Outros problemas do poema 1.8. Eu quero escrever a minha vida 2. Jaci Bezerra: o Livro de Olinda 2.1. Imagística e musicalidade 2.2. Do dialogismo com Olinda: 2º Guia prático, histórico e sentimental de cidade brasileira 2.3.Um quadro do Livro de Olinda 3. Lucila Nogueira (e outros): a presença da poesia portuguesa em Pernambuco 3.1. Vozes lusíadas na Geração 65 3.2. A Fala: reminiscências em Lucila Nogueira 4. Beleza, mistério e tradição: a poesia de Ângelo Monteiro 4.1. Fora da estética não há salvação. 4.2. O amor cabe num soneto 5. A poética do mais de Marcus Accioly: o erudito e o popular 5.1. A epicidade sertaneja 5.2. A poética dos cantadores 5.3. Nordestinados 5.4. RioMangue 5.5. Entre gerações, grupos e movimentos O legado da Geração 65 Referências Notas Iconografia
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews