"A palavra que vivifica e salva contra o mal da palavra que mata": imprensa católica - Belém (1910-1930)

by Liliane do Socorro Cavalcante Goudinho

"A palavra que vivifica e salva contra o mal da palavra que mata": imprensa católica - Belém (1910-1930)

by Liliane do Socorro Cavalcante Goudinho

eBook

$2.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

A obra examina a atuação da imprensa católica após a separação entre Igreja e Estado no Brasil (1889) e como as campanhas pela chamada "boa imprensa" ecoaram especificamente em Belém do Pará, no período de 1910 a 1930, contribuindo para o fortalecimento da instituição e a organização dos jornais católicos que existiam na cidade. Busca compreender a expansão diocesana e a reorganização paroquial impetradas pela Igreja como forma de reação ao fim do padroado e às mudanças dos finais do século XIX, o que se convencionou chamar de "modernidade". Os debates concentram-se no principal jornal católico paraense do período, A Palavra, que contou com a influência de padres e leigos, sendo dirigido por Paulino de Brito e Florence Dubois (padre da ordem dos barnabitas e principal protagonista das polêmicas). Essa imprensa se posicionava enquanto instrumento de evangelização e combate aos supostos inimigos da fé católica, enfrentando espíritas e protestantes. Os periódicos católicos assumiram a missão pedagógica de controle e moralização dos costumes, direcionando grande parte dos artigos às mulheres. Através desses escritos, censuraram os "perigos da modernidade": leitura de romances, idas ao cinema, filmes, bailes, danças e modas. A autora analisa o processo de construção do discurso da igreja católica em Belém através dessa imprensa e verifica como esses escritos dialogavam com questões locais, refletiam as negociações entre interesses da diocese, dos barnabitas e dos demais sujeitos históricos que tinham acesso a tais periódicos e como suas representações, que por vezes foram reinterpretadas, outras apropriadas, geraram ações e polêmicas escritas e reescritas na imprensa local.

Product Details

ISBN-13: 9786586723533
Publisher: eManuscrito
Publication date: 08/16/2022
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 250
File size: 10 MB
Language: Portuguese

About the Author

Liliane Goudinho possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2002) , mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo concluído em março de 2015 com auxílio de bolsa do CNPq . É professora na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) das disciplinas História do Direito, História da Educação e Brasil Republicano. Desde 2018 integra o corpo docente do protejo SEI (Sistema de Educação Interativa). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Imprensa e da Igreja Católica, Ensino de História, Estágio e Metodologia do Ensino.

Table of Contents

APRESENTAÇÃO CAPÍTULO 1 – A BOA IMPRENSA EM BELÉM DO PARÁ: DEBATES 1.1 Igreja Católica: mudanças e permanências nas primeiras décadas da República 1.2 Reorganização paroquial e presença das ordens estrangeiras 1.3 Padres barnabitas: assumindo a missão CAPÍTULO 2 – A IMPRENSA CATÓLICA E A ORDEM BARNABITA 2.1 Boa imprensa: diretrizes e debates 2.2 Um porta-voz: Padre Florence Dubois CAPÍTULO 3 – A LUTA CONTRA OS INIMIGOS DA FÉ 3.1 Oposição e debates: espíritas 3.2 Na disputa pelos fiéis: protestantes CAPÍTULO 4 – A BATALHA PELA MORALIZAÇÃO DOS COSTUMES 4.1 Boas leituras e moralização das famílias 4.2 A serviço da moralização: cinemas 4.3 Sobre práticas: bailes, moda e feminismo CONSIDERAÇÕES FINAIS FONTES E BIBLIOGRAFIA
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews