Poeta Chileno

Poeta Chileno

Poeta Chileno

Poeta Chileno

eBook

$16.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers


Overview

Declaração de amor à literatura, à poesia e aos poetas que desprezam o romance, Poeta Chileno é uma obra visceral e pertida sobre paternidade, famílias fragmentadas e os trágicos altos e baixos do amor, que confirma Alejandro Zambra como uma das vozes mais importantes da literatura latino-americana contemporânea.

Plano Nacional de Leitura

Literatura - 15-18 anos - Maiores de 18 anos

Vencedor do Prémio Mejores Obras Literarias 2021

Passados nove anos, Gonzalo, um aspirante a poeta, reencontra Carla, o seu amor da adolescência, num bar de Santiago do Chile, descobrindo que esta é agora mãe de um rapaz chamado Vicente.

Superado o desconforto inicial com as palavras «enteado» e «padrasto», os três, e a gata Oscuridad, formam uma familiastra feliz. Alguns anos depois, porém, o casal separa-se novamente. Gonzalo ruma a Nova Iorque, em busca de afirmação, mas as marcas que deixa em Vicente são indeléveis: também ele sonha ser poeta. Quando conhece Pru, uma jornalista americana perdida em Santiago, Vicente encoraja-a a escrever sobre os poetas chilenos, não os famosos, como Neruda ou Mistral, mas os poetas vivos, do presente, a fim de procurar separar o mito do Chile «terra de poetas» da realidade, a autenticidade da impostura.

Entretanto, Gonzalo regressa em definitivo ao Chile e é numa livraria que a sua história se cruza, uma vez mais, com a de Vicente.

Os elogios da crítica:

«Um autor originalíssimo.» — La Vanguardia

«Adoro as suas audácias fulminantes.» — Enrique Vila-Mata

«Uma vozpausada e envolvente, persuasiva até na dúvida, que desperta e recompensa o desejo de continuar a ouvir.» — Times Literary Supplement

«Envolvente… escrito com simplicidade e liberdade… A parte final é fantástica, quase milagrosa, de mestre.» — El Mundo

«O autor mais falado do Chile desde Bolaño.» — The New York Times Book Review

«Zambra é a nova luz que define a literatura sul-americana de hoje - um autor

prestes a tornar-se um culto.» — John Wray

«A sua ironia inteligente, a sua prosa descontraída mas poderosa, o seu talento

para captar esta vida que passa e que nos escapa - tudo o que Zambra pôs em

prática nas suas novelas e contos explode com vitalidade em Poeta Chileno.

Contemporâneo, maravilhoso, brilhante.» — Samanta Schweblin

«Quando leio Zambra, sinto que há alguém a lançar fogos de artifício na minha cabeça.» — Valeria Luiselli


Product Details

ISBN-13: 9789896234164
Publisher: ELSINORE
Publication date: 08/19/2022
Sold by: PENGUIN RANDOM HOUSE GRUPO EDITORIAL
Format: eBook
Pages: 384
File size: 843 KB
Language: Portuguese

About the Author

Alejandro Zambra nasceu em 1975 em Santiago do Chile. É autor dos romances Bonsái, La vida privada de los árboles, Formas de volver a casa, do livro de contos Mis documentos, finalista do Frank O'Connor International Short Story Award, e das coletâneas de ensaios No leer e Tema libre. Os seus romances estão traduzidos para mais de 20 línguas e os seus textos têm sido publicados em revistas como The New Yorker, The Paris Review, Granta, Harper's e McSweeney's. De entre os prémios que recebeu, destacam-se os dois Prémios do Conselho Nacional do Livro do Chile, o English Pen Award, pela edição inglesa de Formas de volver a casa, também finalista do Prémio Médicis, o Prince Claus Award pelo conjunto da sua obra, e ainda o Prémio Mejores Obras Literarias 2021, na categoria de Romance, atribuído pelo Ministério das Culturas, das Artes e do Património do Chile, com Poeta Chileno (2020).


Alejandro Zambra nasceu em 1975 em Santiago do Chile. É autor dos romances Bonsái, La vida privada de los árboles, Formas de volver a casa, do livro de contos Mis documentos, finalista do Frank O’Connor International Short Story Award, e das coletâneas de ensaios No leer e Tema libre. Os seus romances estão traduzidos para mais de 20 línguas e os seus textos têm sido publicados em revistas como The New Yorker, The Paris Review, Granta, Harper’s e McSweeney’s. De entre os prémios que recebeu, destacam-se os dois Prémios do Conselho Nacional do Livro do Chile, o English Pen Award, pela edição inglesa de Formas de volver a casa, também finalista do Prémio Médicis, o Prince Claus Award pelo conjunto da sua obra, e ainda o Prémio Mejores Obras Literarias 2021, na categoria de Romance, atribuído pelo Ministério das Culturas, das Artes e do Património do Chile, com Poeta Chileno (2020).


Miguel Filipe Mochila (Évora, 1988) é autor de dois livros de poemas: Tempo da Impaciência (Ed. Artefacto, 2015) e Com a Língua nos Dentes (Ed. Artefacto, 2019). Doutor em Literatura e investigador em Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos, é professor na Universidade de Porto Rico, ao abrigo de um protocolo com o Instituto Camões. Traduziu, para português, obras de Rubén Darío, Marosa di Giorgio, Nicanor Parra, Roberto Arlt, Silvina Ocampo, Julio Cortázar, Ernesto Sabato, Adolfo Bioy Casares, Juan José Saer, Juan José Arreola, Samanta Schweblin, César Aira, Alejandro Zambra, Luis Cernuda, Blas de Otero, Claudio Rodríguez, Ángel González, Joan Margarit, Gemma Gorga, Javier Marías, Luis Landero ou Manuel Vilas.

From the B&N Reads Blog

Customer Reviews